A Associação de Futebol de Aveiro (AFA) foi uma das entidades distinguidas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) com o prémio Cartão Branco, relativo à temporada 2019/2020. Para Arménio Pinho, presidente da AFA, “o mérito (desta distinção) é totalmente dos clubes e dos agentes desportivos” do distrito.


Ao contrário do que aconteceu nas edições anteriores, a cerimónia de entrega dos prémios não se realizou no Museu Nacional do Desporto, em Lisboa, devido à pandemia de Covid-19, tendo a comunicação dos vencedores sido feita via online, através dos canais oficiais do IPDJ.

A AFA volta a ver reconhecido o seu trabalho em prol da defesa da ética no desporto, tal como já havia acontecido em 2018, quando a reportagem “As aventuras no plantel do fair-play”, publicada na AFA Magazine, foi distinguida pela difusão e implementação de boas práticas. Há sensivelmente um ano foi a vez de José Pinto, árbitro natural de Ovar que, em 2016, com o auxílio de Sara Janela, fisioterapeuta do SC Beira-Mar, prestou os primeiros socorros a um atleta do Belazaima, ser premiado na categoria dedicada à arbitragem.

“Para a Associação de Futebol de Aveiro é um orgulho receber este prémio, cujo mérito é total dos nossos clubes e agentes desportivos”, salienta Arménio Pinho, presidente de uma associação que faz como “ponto de honra a promoção da ética e do fair-play no futebol, futsal e futebol de praia”. “Mas os verdadeiros artífices dessa prática são os nossos atletas, técnicos, dirigentes, árbitros e demais agentes desportivos, a quem a AFA agradece e presta aqui um público reconhecimento pelo seu comportamento no desporto”, completa.

Para além da AFA, também a Associação de Futebol de Évora foi distinguida na categoria destinada às entidades, tendo Alexsander Ramos Esteves (Associação de Voleibol de Trás-os-Montes) e Renato Jorge Lopes Pereira (Associação de Futebol de Lisboa) arrebatado os prémios na categoria de arbitragem. Os prémios revelação do Cartão Branco foram atribuídos ao Clube de Golfe de Braga e à Associação de Futebol do Algarve.

Tal como explica o IPDJ, o promotor da iniciativa, o Cartão Branco é um recurso pedagógico pioneiro em Portugal. Foi implementado, em 2015, no âmbito da intervenção e prossecução dos objetivos do Plano Nacional de Ética no Desporto, em parceria com a Confederação de Associações de Juízes e Árbitros de Portugal. O projeto visa promover valores na prática desportiva, através do reconhecimento de comportamentos eticamente relevantes junto dos atletas, treinadores, dirigentes e outros agentes desportivos.

Em Aveiro, foram exibidos 158 cartões brancos desde que a medida foi implementada, no ano de 2016. Na temporada passada, os árbitros aveirenses mostraram este símbolo do fair-play por 39 vezes, 13 em provas de futsal e 26 em competições de futebol. De referir que a AFA foi uma das associações de futebol pioneiras na implementação deste programa, tendo sido a primeira a aplicá-lo em todos os escalões etários das competições de futebol, futsal e futebol de praia.

(in AFAtv)