Na sequência da deliberação da Federação Portuguesa de Futebol do dia 27/3/2020, relativa ao cancelamento dos campeonatos de formação, a Associação de Futebol de Aveiro deliberou o seguinte:

Considerando,

- que em primeiro lugar está a saúde dos nossos jovens e das respetivas famílias;

- que a Pandemia provocada pelo vírus COVID19 não deverá dar tréguas nos próximos três meses, ou seja, antes do final da época desportiva;

- que mesmo que a pandemia liberte algum espaço, entende a AFA que o mesmo deve ser reservado para a eventual conclusão intensiva do ano lectivo dos nossos jovens;

- que é necessário acabar com a ansiedade e permitir a todos que possam, desde já, programarem a sua vida mais próxima e futura, incluindo a desportiva;

- que para a AFA, o principal objectivo dos campeonatos de formação será sempre a promoção da prática desportiva e a formação cívica dos nossos jovens, num contexto desportivo e de valorização do trabalho em equipa;

- que a dimensão do desafio que temos pela frente deve centrar-nos no essencial, que é a preservação da saúde de todos;

A Direção da AFA deliberou CANCELAR, com efeitos imediatos, todos os campeonatos distritais nos escalões de formação ainda não concluídos, relativos à época desportiva 2019/2020, sem haver lugar a subidas e descidas, sem designação de campeões.

A deliberação da AFA mantém como válidas as competições terminadas antes da suspensão dos campeonatos antes determinada, com os respectivos títulos atribuídos aos vencedores, não havendo, todavia, lugar a eventuais subidas e descidas, para compatibilização com os demais provas distritais e nacionais.

Nenhuma deliberação a tomar seria boa para os agentes desportivos e para o saudável desenrolar das competições, todavia, a AFA entende ser esta a solução adequada.

Não sendo esta uma solução que possa agradar a todos, lembramos que ninguém aprova a Pandemia do COVID19, e devemos manter-nos unidos na luta para que rapidamente tudo volte à normalidade e com mais força.

A Direcção da AFA.