A AFA encontra-se delegada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para a organização e realização dos Cursos de Treinadores UEFA C e B de futebol e futsal na área geográfica da sua jurisdição. Nesse sentido, estas formações encontram-se sob a regulamentação emitida pela FPF, que é a entidade formadora, sendo a organização destes cursos sujeitos à mesma.

Os cursos de treinadores realizados sob a alçada da FPF possuem a dupla certificação concedida pela UEFA Coaching Convention e pelo Programa Nacional de Formação de Treinadores, possuindo os formandos no final da sua formação a devida certificação UEFA que lhe vai permitir o exercício de funções no espaço UEFA e nos países que a reconhecem, bem como a certificação IPDJ necessária à obtenção do Título Profissional de Treinador de Desporto que lhe confere a devida autorização legal para o exercício de funções em Portugal.

Os interessados podem consultar adicionalmente toda a regulamentação existente sobre a formação de treinadores (apenas UEFA C e B na AFA) e o seu exercício de funções em Portugal na página criada pela AFA para o efeito.

A abertura de candidaturas para a frequência dos cursos de treinadores organizados pela AFA ocorre normalmente entre agosto e setembro de cada ano, sendo essa abertura publicada na página oficial da associação aveirense, bem como através de Comunicado Oficial. Não obstante, enquanto se aguarda por novidades sobre a nova orgânica dos cursos 2020/2021, se pretender, pode manifestar desde já o seu interesse deixando os seus contactos e preferências formativas aqui.