Com a chegada do verão, vários concelhos do distrito de Aveiro chamam os mais novos à rua para mostrarem as suas habilidades com a bola. São os Torneios Interfreguesias, provas que se estendem até ao próximo mês de Setembro e juntam largas centenas de craques, ficando a sua organização a cabo de cada município, em estreita colaboração com a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Estas competições, devidamente homologadas pela FPF, visam promover a prática do futebol junto dos mais jovens e dão vida às localidades que os acolhem nos meses mais quentes do ano.

Em Arouca, por exemplo, o torneio é já uma tradição com 34 anos de existência. Em 2019, são esperadas cerca de 300 crianças e jovens, em representação de 27 equipas, oriundas de dez freguesias. O evento, que arrancou no início do mês, decorre até ao dia 26 de Julho, nos complexos desportivos de Arouca e Escariz.

Mais recente foi a aposta dos municípios de Vale de Cambra e Castelo de Paiva, que organizam a segunda edição dos respetivos torneios. A CambraCup, por exemplo, junta 200 atletas, entre os 9 e os 13 anos, que disputam os seus jogos no Parque da Cidade Dr. Eduardo Coelho. A competição, que conta com o apoio à organização do Grupo Desportivo e Cultural de Lordelo, do CDC Macieira de Cambra, da Associação Desportiva Valecambrense e da ACR Vale de Cambra, termina a 20 de julho.

Em Castelo de Paiva, o torneio interfreguesias, que se disputa entre os dias 10 e 20 deste mês, é destinado aos escalões de Sub-10 e Sub-13, tendo como palco o Estádio Municipal da Boavista. Para lá de fomentar a prática desportiva junto dos mais novos, o evento procura evidenciar a dinâmica do movimento associativo local. São esperados cerca de 150 praticantes.

Nos dias 20 e 21 de Julho, Sever do Vouga volta a receber “um torneio que é já uma referência”, tal como é descrito pela organização. Serão mais de 170 atletas, distribuídos pelos escalões de traquinas, infantis e iniciados.

Para o mês de Setembro estão agendados os Torneios Interfreguesias dos concelhos da Mealhada e de Oliveira do Bairro.


Fotografia: Direitos Reservados

(in AFATV)