Formação de Empresas e Ensino Superior

FORMAÇÕES DE TREINADORES EM EMPRESAS PRIVADAS

As entidades formadoras privadas têm legitimidade para a administração de formação inicial (cursos) e de formação contínua (reciclagens), legitimidade essa que se encontra expressa na Lei nº 40/2012 de 28 de Agosto, documento legislativo que estabelece o regime de acesso e exercício da atividade de treinador de desporto em Portugal. 

Todavia, tendo presente que o mandato que a UEFA atribuiu à FPF se circunscreve à validação de cursos superiores e não a cursos geridos por entidades formadoras privadas (mesmo que estas façam parte de grupos empresariais ou institucionais de IES), as formações realizadas por entidade formadoras privadas não têm reconhecimento UEFA.

Para um cabal esclarecimento consulte a Nota Informativa n.º 005 de 02 de agosto de 2017 da AF Aveiro: 

- Nota Informativa n.º 005, Cursos de Treinadores Leccionados por Empresas Privadas 


ENSINO SUPERIOR: EQUIVALÊNCIAS ACADÉMICAS 

Os indivíduos que realizem formação superior na área do desporto (formação superior Portuguesa), podem ter equivalências académicas a uma ou mais componentes dos Cursos de Treinadores atribuídas pelo IPDJ. Essas mesmas equivalências têm reconhecimento UEFA, salvo excepções determinadas por essa instituição, sendo que esse reconhecimento para as equivalências completas (curso integral), deverá ser solicitado juntos dos serviços da FPF de forma a ser emitido o respectivo Diploma UEFA.

Para verificar quais as instituições de ensino superior e respetivos cursos que possuem equivalências consulte:

- Lista de Reconhecimentos Académicos IPDJ (xls)

O candidato que pretenda ver reconhecidas as suas equivalências deve solicitar na plataforma Prodesporto do IPDJ o seu Certificado de Reconhecimento de Competências (CRC), documento que valida essas mesmas equivalência perante as diferentes entidades formadoras. 


REALIZAÇÃO DE ESTÁGIOS INTEGRADOS EM EMPRESAS PRIVADAS OU CURSOS DE ENSINO SUPERIOR

Os Clubes filiados na AF Aveiro que pretendam integrar nos seus quadros de agentes desportivos, com inscrição oficial em provas  distritais, formandos em Estágio integrado em Cursos de Treinadores de Empresas Privadas ou em Cursos de Ensino Superior, devem, proceder de acordo com as seguintes normas:

- Inscrição de Estagiários de Empresas Privadas/Ensino Superior