História

Comemorando os seus 95 anos em 2019, a Associação de Futebol de Aveiro desempenha ainda e sempre um papel de topo no Desporto Distrital e Nacional.

A AF Aveiro foi fundada em 22 de Setembro de 1924, por iniciativa de um grupo de ilustres dirigentes liderados por Mário Duarte (pai) e a sua história nunca sofreu qualquer interrupção, o mesmo acontecendo com o Campeonato Distrital de 1ª Divisão.

Importa, realçar os primeiros clubes que corporizaram o organismo máximo do Futebol Aveirense, embora alguns deles tenham decidido enveredar por outros caminhos:

Estes são os 'cabouqueiros' da história que vem sendo escrita ininterruptamente ao longo dos 80 anos de uma Associação pela qual sem sombra de dúvida passaram alguns dos factos mais marcantes do Futebol Nacional:

Associação desportiva Ovarense,
Associação desportiva Sanjoanense,
Clube dos Galitos (Aveiro),
Fogueirese Foot Ball Clube,
Paços Brandão Foot Ball Clube,
Sociedade Recreio Artístico (Aveiro),
Sport Clube Anadia,
Sport Clube Beira-Mar,
Sporting Clube Bustelo,
Sporting Clube Espinho,
Sporting Clube Oliveirense,
União Desportiva Oliveirense

 

A primeira reunião formal da Direcção realizou-se em 14 de Novembro de 1924. Nesta época apenas foram aceites cinco Clubes no Primeiro Campeonato Distrital de 1ªs Categorias, sagrando-se Campeão o Sporting de Espinho.

Entre outras menções honrosas, convirá destacar o reconhecimento como pessoa colectiva a Utilidade Pública a partir de 12 de Dezembro de 1986 e a concessão de Mérito Desportivo pelo Ministro da Educação em 1989.

Actualmente a Associação de Futebol de Aveiro engloba um Universo de elevado de Clubes e Atletas. Tais cifras englobam um movimento médio na ordem dos 400 jogos por semana, com perto de 16.000 atletas, estendendo a sua jurisdição sobre os 19 Concelhos do Distrito de Aveiro